22 de novembro de 2020

B2 diariodolitoral.com.br DOMINGO, 22 DE NOVEMBRO DE 2020 IMPRESSÕES AO DIRIGIR A O Arrizo 6 não preten- de conquistar clientes pelo fato de custar mais barato que os concorrentes. O sedã é um carro dinamicamente sedutor. Com o reforço tec- nológico da “câmera de 360 graus”, permite condução agradável e manobras faci- litadas no trânsito urbano, com sua direção com assis- tência elétrica progressiva. Os modos “Sport” e “Eco” ajudam a adequar o com- portamento dinâmico às necessidades do motorista. Para os mais “controlado- res”, há a opção de aciona- mento manual das marchas na alavanca do console. Depois que os engarra- famentos do cotidiano são deixados para trás, o sedã revela outro aspecto inte- ressante: é um ótimo par- ceiro para longas estradas. Os bancos confortáveis per- mitem ao motorista dirigir durante horas seguidas sem se cansar. Auxiliado pelo per il baixo da carroceria, que colabora no reduzido coe iciente aerodinâmico de 0,28 cx, o “powertrain” formado pelo motor 1.5 tur- bo e o câmbio CVT de 9 marchas simuladas oferece ao Arrizo performances di- nâmicas bem satisfatórias, especialmente ano modo “Sport”. As retomadas são con- sistentes e o conjunto me- cânico não “fraqueja” em nenhuma faixa de giros. Ve- locidades elevadas são atin- gidas de forma agradavel- mente rápida. Nas curvas, as inclinações de carroce- ria são discretas – quando o motorista “abusa” do acele- rador, os controles de esta- bilidade entramemação. As frenagens bruscas reforçam a impressão de consistência do conjunto. Os tempos em que os carros projetados na China deixavam a desejar em relação aos japoneses, sul-coreanos, europeus e norte-americanos estão i- cando no passado. Confortável consistência A Caoa Chery foi cria- da no Brasil há exa- tos três anos, em novembro de 2017, originária da aqui- sição de 50,7% das operações nacionaisda fabricante chine- sa Chery pelo conglomerado brasileiroCaoa. OGrupoCaoa tem 90 concessionárias pró- prias da Hyundai, da Subaru, da Ford e, de 2017 para cá, da Caoa Chery. Lançado em ver- são única e bem equipada, a GSX, o Arrizo 6 desembar- cou nas concessionárias na- cionais na primeira quinzena de julho, com preço de tabe- la de R$ 108.750 – mas, até o meados de novembro, ain- da aparecia no site da Caoa Chery com o preço de lança- mento de R$ 104.990. O úni- co opcional são as cores da carroceria. Na briga dos sedãs mé- dios, a marca sino-brasilei- ra enfrenta concorrentes de prestígio como o Toyota Co- rolla, oHondaCivic, oChevro- let Cruze e oVolkswagen Jetta – todos com preços iniciais a partir de R$ 110 mil em suas con igurações menos equi- padas. No entanto, enfrentar adversários consagrados não parece ser problema para a montadora novata. A con- quistadadécimaprimeirapo- sição entre asmarcas de auto- móveismais vendidasnopaís signi ica ter deixado para trás concorrentes bastante con- solidados no mercado local, como Peugeot, Citroën eMit- subishi. Paramanter o cresci- mento, a Caoa Chery decidiu produzir o Arrizo 6, lança- do na China em outubro de 2018 sobre a plataformaM1X, amesma do Arrizo 5. Sua ver- são “made in Brazil” foi de- senvolvida desde o inal do ano passado pela engenha- LUIZAKREITLON/AUTOMOTRIX O sedã vem com controle eletrônico de estabilidade e tração, freios ABS de última geração e assistente de partida em rampa O motor do Arrizo 6 GSX é um 1.5 DVVT Turbo flex, com quatro cilindros, 16 válvulas e tem transmissão CVT de 9 marchas O Arrizo 6 GSX tem 4,67 m de comprimento, 1,81 m de largura, 1,41 de altura e 2,65 de entre-eixos ria da Caoa em parceria com o centro de design da Chery em Frankfurt, na Alemanha. O sedã da Caoa Chery tem 4,67 metros de comprimen- to, 1,81 metro de largura, 1,41 metro de altura, 2,65 metros de distância de entre-eixos – é quatro centímetros mais longo, três centímetros mais largo, quatro centímetros mais baixo e tem o entre-ei- xos cinco centímetros mais curto que o Corolla. A capaci- dade do porta-malas é de 570 litros – são cem litros a mais em relação ao sedã da Toyo- ta e é a maior do segmento no Brasil. O design privilegia traços horizontais, que confe- rem sensação de amplitude. Os faróis contamcomassina- tura de leds, luzes de circula- ção diurna e acendimento e ajuste de altura automáticos dos conjuntos ópticos. Na tra- seira, uma linha horizontal passa no meio das lanternas em leds, com luzes deneblina a ixadas no para-choque. No per il, destacam-se a silhueta tipo fastback, comuma linha de teto que desce suave até a traseira. O interior, segun- do a Caoa Chery, é inspirado no estilo alemão de design Bauhaus – um visual “clean”, com formas de inidas pela função. A chave presencial comanda não apenas a aber- tura das portas, mas também o rebatimento dos retroviso- res externos, o acionamento do teto solar e a climatiza- ção interna – permanecen- do sempre a última escolhida pelo motorista antes de sair do carro. OArrizo6é equipado com o motor 1.5 turbo bicombus- tível com 150 cavalos de po- tência e 21,4 kgfm de torque a 1.750 rotações por minuto, associado à transmissão CVT de9marchas edoismodos de condução, o “Eco” e o “Sport”. Conforme o Inmetro, faz uma média de 11 km/l na cidade e de 13,3 km/l na estrada com gasolina e de 7,6 km/l na ci- dade e de 9,4 km/l na estrada abastecido com etanol. Em termos de segurança, o sedã traz controle eletrônicode es- tabilidade e de tração, freios ABS de última geração com EBD e disco nas quatro rodas, assistente de partida emram- pa, botãode freiodemão, seis airbags – de cortina, lateral para motorista e passageiros e duplo frontal –, indicadores de cinto do motorista e do passageiro, de pressão e de temperatura dos pneus e de portas abertas, sistema Iso ix de ixação para cadeirinha de criança e alarme. As vendas doArrizo6 tota- lizaram 204 emplacamentos emoutubro. Umnúmero ain- da distante das quatrocentas e trinta e seis vendas do Jet- ta, o quarto colocado no seg- mento de sedãs médios lide- rado com folgas pelo Corolla, que emplacou 4.240 unida- des no mês passado, seguido de Civic, com2.463 unidades, e Cruze, com 525 unidades. A Caoa Chery iniciou 2020 com cento e dez lojas locali- zadas nas principais cidades brasileiras, entretanto, prevê chegar ao inal deste ano com cento e quarenta revendas. Juntamente com a ampla li- nha de SUVs, o novo sedã é uma das apostas para ajudar a viabilizar essa expansão na rede. (Luiz Humberto Monteiro Pe- reira/AutoMotrix) O porta-malas do Arrizo 6 tem 570 litros - são 100 a mais que o do Toyota Corolla -, e é o maior do segmento no Brasil A câmera de 360 graus ajuda o motorista a visualizar o que está à sua volta e a manobrar o sedã NABRIGA. O CheryArrizo6 GSXquer encarar oToyotaCorolla, oHondaCivic, o Chevrolet Cruzeeo Volkswagen Jetta Em briga de cachorrogrande A CAOA CHERY ARRIZO 6 GSX Motor: 1.5L DVVT Turbo Flex, 4 cilindros, 16 válvulas (4 por cilindro) Potência: 150 cavalos (etanol) e 147 cavalos (gasolina), a 5.500 rpm Torque: 21,4 kgfma 1.750 rpm(etanol ou gasolina) Transmissão: CVT de 9 velocidades Tanquede combustível: 48 litros Porta-malas: 570 litros Ocupantes: 5 pessoas Comprimento: 4,67metros Largura: 1,81 metro Altura: 1,49metro Distânciadeentreeixos: 2,65metros Peso: 1.364 quilos Direção: Elétrica Suspensões: dianteira MacPherson do tipo inde- pendente, coluna commola emespiral, amortecedor comajuste duplo e barra estabilizadora, traseira semi- -independente combarra de torção, coluna commola emespiral, amortecedor com ajuste duplo e barra estabi- lizadora Rodas: liga leve de 17” Pneus: 205/50R17 (estepe) 125/70R16 Preços: R$ 108.750 – pro- mocional de lançamento R$ 104.990 FICHA TÉCNICA

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