18 de outubro de 2020

B2 diariodolitoral.com.br DOMINGO, 18 DE OUTUBRO DE 2020 C om chegada prevista para omercado brasileiro no se- gundo trimestre do próxi- mo ano, o Taos, o primeiro utilitário esportivo produ- zido pela Volkswagen na Argentina foi apresentado via “live” em 13 de outubro. Anunciado na chamada “Ofensiva SUV” da marca alemã, o Taos é um utilitário esportivo mé- dio que vem com pretensões para brigar pela liderança sul-americana do segmentocontrao JeepCompass. O Taos, que foi revelado ao mundo diretamentedeBuenosAires,marcaa celebraçãodoquadragésimoaniver- sáriodaVolkswagennaArgentinaeé resultadodeuminvestimentodeUS$ 650milhões (mais de R$ 3,5 bilhões) promovido paramodernização dos equipamentos eda infraestruturada fábrica de General Pacheco. Para o Brasil, o Taos deverá ser vendido nas duas con igurações de acabamentos adotadas em toda a linha da Volkswagen, Comfortline e Highline, ambas equipadas com o motor 250 TSI, com um 1.4 turbo de 150 cavalos e 25,5 kgfmde torque abastecido com etanol. Para o mer- cadobrasileiro, as duas versões terão transmissão automática de 6 mar- chas e a traçãodianteira. Aprincípio, aversãocomtração integral que será oferecida na Argentina não deve ser enviada para o Brasil. Umdos pontos do Taos conside- rados como importantes pelaVolks- wagen é seu design que, conforme a marca, evocauma silhueta típicados SUVs, transmitindouma imagemsó- lida e robusta. Se realçam as caixas de roda quadradas com os cantos arredondados, enquanto os para- -choques “musculosos” aumentam a sensação de força do conjunto. As dimensões do Taos – 4,47metros de comprimento, 1,84metrode largura, 1,62metrode altura e 2,68metros de distância de entre-eixos – deixamo veículo sutilmentemaior que o con- corrente Compass. Na frente, o utili- tário esportivo médio mostra uma elevação acentuada, ao lado das li- nhas angulares no para-choque. O Taos estreia uma nova assinatura FOTOS: DIVULGAÇÃO O Volkswagen Taos tem 4,47 m de comprimento, 1,84 m de largura, 1,62 m de altura e 2,62 m de entre-eixos ESTREIA. A Volkswagen apresenta o primeiro utilitário esportivo feito na Argentina Vem doSul A tela do Active Info Display do Taos tem 10,1 polegadas e é touchscreen O Taos vem com tecnologias de assistência à direção, como o controle adaptativo de cruzeiro, que permite ao SUV manter uma velocidade pré-determinada e conservar a distância do veículo à frente de forma autônoma O design do Taos evoca uma silhueta típica dos SUVs, que transmite uma imagemmais robusta e sólida; os faróis são conectados entre si com uma ‘linha de luz de leds’ que percorre a grade, de um lado a outro noturna da marca, conectando os faróis comuma linha de luz de leds que percorre a grade de um lado ao outro. Essa mesma “ponte de leds” se repete na parte de trás do veículo. No interior do Taos, a disposição horizontal de todo o conjunto de painel transmite a sensação de es- paço e coloca à vista domotorista a “ilha digital”, composta pelo Active Info Display e pelo novo sistema de infoentretenimento VW Play, inau- gurado pelo Nivus emmaio. A cen- tral multimídia desenvolvida intei- ramente pela equipe brasileira da Volkswagen, com uma tela de 10,1 polegadas e “touchscreen”, se pro- põe a entregar um alto nível de in- formação, entretenimento e conec- tividade. O VW Play oferece ainda a possibilidade de se baixar aplicati- vos na VW Play Apps, con igurar o per il, vincular o celular pormeiodo Wireless App Connect e programar o serviço de manutenção do carro. Essa tecnologia do Taos se completa com o Active Info Display, o painel digital de 10,25 polegadas que ofe- rece a possibilidade de personalizar as informações mostradas, de acor- do com o gosto do motorista, e um carregador de smartphones sem io. O Taos é equipado comalgumas tecnologias que buscam facilitar a vidadomotoristaeaumentar asegu- rança. Uma delas é oControleAdap- tativo de Cruzeiro com Stop&Go. Ele permite que o SUV mantenha uma velocidade pré-selecionada e conservando a distância do veícu- lo à frente de forma autônoma. Se o outro carro parar por completo e arrancar novamente dentro de três segundos, o Taos repete todo omo- vimento automaticamente. Outro sistema semiautônomo do Taos é a Frenagem Autônoma de Emergên- cia com Detector de Pedestres. Um radar frontal ica sempre ativo, iden- ti icando o risco de colisão ou atro- pelamento e alertando ao motoris- ta sobre essas possibilidades. Se o condutor não reagir, o veículo freia de forma autônoma, evitando ou reduzindo as consequências de um acidente. O novo modelo da Volks- wagentrazaindaoDetectordePonto Cego, quemonitora objetos na zona nãopercebidapelocondutor, avisan- do quando umveículo se aproxima por trás, mantendo a segurança em uma tentativa demudança de faixa errada. Esse dispositivo é comple- mentado pelo Detector de Tráfego Traseiro, projetadopara evitar as “in- digestas” batidas dentro de estacio- namentos. Esse sistema identi ica os veículos que se aproximam por trás, alertandoomotorista e freando automaticamente emcaso de risco. Ainda no quesito segurança pas- siva e ativa, o Taos conta comamais recente tecnologiade iluminaçãoda marca, a IQ. Light. Elapermitequeos faróis de leds tenham um alcance maior emais amplo nas laterais, in- cluindoassistentes inteligentes para adireção, comooDynamic Light As- sist – ajusta o facho dos faróis para evitarofuscamentodosoutrosmoto- ristas. ALuz de ConversãoDinâmica acende de acordo com o ângulo de direção que o motorista aplicar ao volante. A Volkswagen não revelou ospreçosdoseumaisnovoSUV,mas certamente se posicionarão acima dos R$ 122.990 do T-Cross Highline e abaixo dos R$ 145.430 do Tiguan Allspace 250 TSI, ambos equipados com o mesmo motor do Taos. Ao apresentar o Taos, a Volks- wagen enaltece o crescimento do mercado de SUVs no mundo e, em especial, na América Latina, foco principal do novo modelo. Amarca alemã aponta para uma alta de até 35%donichodeutilitáriosesportivos na região nos próximos cinco anos. Apesar da evolução indisfarçável dos percentuais de vendas, a marca ale- mã foi a última das grandes marcas a investir no segmento na América do Sul, o que deu tempo su iciente para váriosmodelos de outrasmon- tadoras brilharem. Depois do suces- sodo FordEcoSport, vieramRenault Duster, Honda HR-V, Jeep Renegade e Compass e, mais recentemente, o Chevrolet Tracker “made in Brazil”. Embora possa parecer tardio, o movimento mostrado com o lan- çamentoprimeirodo T-Cross, e a es- treia do Nivus, não deixa de ser im- portante. Enquanto o Taos anuncia a chegada para ser um concorrente à liderança do Compass nosmédios em2021, amarca alemã assiste seus dois SUVs compactos brasileiros dis- putarem a atenção nas vitrines das concessionárias. Apesar de ainda es- tar na frente nos emplacamentos, o T-Cross temperdidovolume de ven- das desde o lançamento do “irmão cupê” Nivus, que está em “viés de alta”. Pela evolução das comerciali- zações, ambos devem chegar ao i- nal do ano brigando pelo posto de utilitário esportivo mais vendido da marca. O anúncio da chegada do Taos ao mercado brasileiro no se- gundo trimestre do próximo ano, quando muitos apostavam que de- sembarcaria ainda em 2020, é mais uma evidência do estilo ponderado comque a Volkswagen se posiciona nosegmentodeSUVsnomercadoda AméricadoSul. (DanielDias/AutoMotrix)

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