17 de setembro de 2021

A2 diariodolitoral.com.br SEXTA-FEIRA, 17 DE SETEMBRO DE 2021 (13) 3301-9777 editor@diariodolitoral.com.br publicidade@diariodolitoral.com.br twitter.com/diariodolitoral facebook.com/diariodolitoral instagram.com/diariodolitoral youtube.com/diariodolitoral 13. 99149-7354 JORNAL DIÁRIO DO LITORAL LTDA . Fundado em / / . Jornalista Responsável: Alexandre Bueno (MTB /SP . Agências de Notícias: Agência Brasil (AB), Agência Estado (EC), Folhapress (FP), Associated Press (AP), GB Edições (GB), Agência Senado (AS), Agência Câmara (AC) . Comercial, Parque Grá†co e Redação: Rua General Câmara, „… - Centro - Santos CEP: ˆˆ.ŠˆŠ‹ˆ„„ - Fone: ˆ . Š ‹„ Šˆ . São Paulo: Rua Tuim, ˆŠˆ‹A - Moema, São Paulo - SP - CEP Š…ˆ ‹ ˆŠŠ - Fone: ˆˆ. „Ž‹ ŠŠ . Matérias assinadas e opiniões emitidas em artigos são de responsabilidade de seus autores. 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Diário do Litoral - anos Jornal Associado: Edição digital certificada: GRUPO GAZETADES.PAULO ARNAUD PIERRE COURTADON Editor Responsável DAYANE FREIRE Diretora Administrativa SERGIO SOUZA Fundador ALEXANDRE BUENO Diretor Presidente N o mundo hipertecnológico como o que vivemos é um anacronismo conviver commotores a combustão. Uma gota de gasolina cai em uma faísca da vela do motor, e isso causa uma explo- são, como a espoleta de uma bala de revólver. Essa explosão gera uma pressão que movimenta o motor. Aí cai outra gota e esse ciclo mantém o motor funcionando. É algo muito simples, e foi essa tecnologia que transportou o mundo até aqui. Então o motor de um carro não é mais que um fogão a combustível fóssil. É uma bênção, só que isso libera muita fumaça e muito gás carbônico. Na quantidade de carros que temos atualmente rodando em todos os pontos habitáveis do globo isso já se tornou numa catástrofe de grandes propor- ções, algo que precisa de esforços de todos os setores para ser contornado. O grande volume de informações sobre os problemas am- bientais gerou maior conscientização, o que acabou por gerar uma tendência a práticas menos poluentes, como evitar o uso de combustíveis fósseis; e substituir gasolina e óleo diesel por baterias elétricas parece algo muito inteligente. Mas em um país entregue às teias de aranha como o nosso até as boas ideias têm surpresas desagradáveis embutidas, e podem fazer toda a diferença. De acordo com o site da Chevrolet o modelo Bolt faz até 416 Km com a bateria de 66 Kwh. Fiz uma pesquisa rápida no Google e descobri que, emmédia, gastamos 0,08 Kwh por minuto debaixo do chuveiro elétrico. Então numa conta dire- ta uma casa com duas pessoas gasta, emmédia, 57,6 Kwh, con- siderando banhos de 12 minutos. Adquirir um carro elétrico nessa casa seria o mesmo que dobrar o consumo do chuveiro elétrico. Parece pouco, mas num país em que todo ano o as- sunto do racionamento volta forte, e onde o presidente pede para apagarmos um ponto de luz par evitar apagão, ligar um chuveiro a mais é um grande problema. Observe que não estou comparando a economia da ener- gia elétrica sobre o consumo de gasolina, pois tudo leva a crer que o gasto de locomoção realmente ºica mais barato, o pro- blema é que tudo leva a crer que não teremos energia elétrica para abastecer os novos carros. Ok, eles não vão chegar todos de uma vez às lojas, ainda devem demorar uns dois ou três anos para ganhar as ruas com força, mas como não existe um planejamento da matriz energética estruturado para a próxi- ma década a chance de vermos essa nova tecnologia colapsar o nosso sistema de abastecimento elétrico é real. Em entrevista coletiva no dia 25 de agosto o ministro das Minas e Energias aºirmou que o país vive a maior crise hídrica dos últimos 91 anos. Então, dar partida em uma tecnologia que vai depender totalmente de energia elétrica parece algo que vai nos transportar a problemas sem ºim. A instalação de energia solar doméstica pare uma boa alternativa, e vem sendo adotada com certa frequência, mas recentemente a Câmara dos Deputados aprovou um projeto que vai tarifar a captação de energia solar, tem cabimento? E isso já está sendo visto como empecilho para o crescimento desse mercado. Ou seja, parece que a crise hídrica, em vez de tomar um bom caminho para a solução deºinitiva tende a ganhar um agravante. Desgraça pouca é bobagem. * Silvio Sebastião Pinto, analista programador e escritor Carros ligados na tomada: isso não é brinquedo Libório surpreso. Uma situação inusitada relatada pelo vereador Marcos Libório (PSB), na sessão desta terça (14), chamou a atenção de todos os presentes emplenário. O parlamentar relatou que ummunícipe requisitou o ser- viço Cata-Treco para a retirada de um sofá no bairro Cam- po Grande, porém, os coletores não conseguiram carre- gar omóvel no caminhão. Motivo. Ocorreu que uma pessoa em situação de rua teria “tomado posse” domóvel e, na ocasião, estaria descansando no sofá. A equipe de Abordagem Social foi acionada na sequência, mas o homem recusou o atendi- mento. “A situação gerou dois problemas: o sofá que não pôde ser retirado e o cidadão que decidiu ºicar lá”, infor- ma Libório. Abandono. O vereador Sérgio Santana (PL), base do go- verno Rogério Santos (PSDB), que aºirma que moradores e turistas que caminhampelo Centro e não conhecem sua história não imaginamque ali já habitaram inúme- ras pessoas importantes para a vida da Cidade. Deterioração. “As cenas da deterioração dos imóveis antigos se tornaram costumeiras aos munícipes que frequentamo local cotidianamente. Basta uma volta para perceber a ociosidade de prédios anteriormente ocupados por bares, lojas e empresas do ramo de logís- tica e comércio exterior. Nos primeiros casos, a falta de segurança, zeladoria e políticas públicas de incentivo ao comércio na área central fez comque muitos investido- res perdessem a vontade e até o gás ºinanceiro para que o continuassem ali, sem falar que o número de transeun- tes diminuiu desastrosamente”, dispara. Banco da Audrey. A vereadora Audrey Kleys (Progressis- tas) apresentou umprojeto de lei que autoriza o prefeito Rogério Santos (PSDB) a criar o Banco Municipal de Ma- teriais Ortopédicos. Os materiais ortopédicos usados ou novos poderão ser doados pela comunidade, tais como, cadeiras de rodas e de banho, muletas, andadores, ben- galas, camas hospitalares, tipoias, próteses, entre outros, destinados exclusivamente ao atendimento dos casos encaminhados através do Sistema Único de Saúde - SUS. Não come. Vereadores de Cubatão aprovaram a pror- rogação do Bolsa-Moradia para os moradores atingidos pelas inundações do Rio Pilões em 2013. Rafael Tucla (Progressistas) questionou as razões pelas quais o valor do Bolsa-Moradia não é reajustado e Alessandro Oliveira (PL) ressaltou que o valor oferecido é “um absurdo, pois nos dias de hoje R$ 400,00 não é nada. Quem ganha um saláriomínimo, se comprar uma calça, não come”. REPRODUÇÃO CONTRA PONTO Por Carlos Ratton e colaboradores A cidade inteira de- veria ter câmeras nas ruas, e as mesmas interligadas a polícia. MRibeiro, sobre: Morado- res reclamam de onda de furtos na Cidade Náutica A cada nova utilida- de lá vai reformas e readequações genero- samente pagas Sérgio R. Rodrigues, sobre: Cadeia Velha será sede para a Fábrica da Cultura 4.0 Se pra eles ta ruim, imagina pra quem inventa de andar na praia kkk Thais Torres, sobre: Mora- dores reclamamde onda de furtos na Cidade Náutica Vou cobrar esse selo de inspeção, será que existe? Nelson Cruz de Campos sobre: Doença ‘urina preta’ pode ter relação com fru- tos do mar A Cadeia Velha todo ano ganha uma nova “utilidade” Haroldo Pitta, sobre: Ca- deia Velha será sede para a Fábrica da Cultura 4.0 Se ele fosse comu- nista eu acreditaria nisso. Daniel Furlan sobre: ONG Internacional diz que Bol- sonaro ameaça pilares da democracia POST IMPRESSO Para acessar a matéria no seu celular, basta que o seu Smartphone tenha uma câmera fotográfica e um leitor de QR Code instalado. Acesse a Play Store ou a Apple Store e baixe a ferramenta de forma gratuita. Depois, acesse o aplicativo e posicione o leitor sobre o código acima. Leia no site utilizando oQR Code Este espaço é destinado a você, leitor-internauta, para reclamar, comentar, sugerir, interagir... sobre seu bairro, sua cidade, nossas matérias, enfim, ele foi desenvol- vido com o objetivo de ser a voz da população. Só há um pedido: que atentem às palavras. As expres- sões ofensivas - que não sugerem melhorias à população - não poderão ser publicadas devido à nossa função pública. Comente em nossa página no Facebook. CHARGE

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