11 de abril de 2021

B4 diariodolitoral.com.br Domingo, 11 DE abril DE 2021 Turismo AA Vacinação e Passaporte de Imunização são cruciais para gerar reservas. Essa é a con- clusão de pesquisa global “A distribuiçãode viagens e o im- pacto da Covid-19”, feita com 1.292 executivos de viagens (incluindo proprietários de agências, agentes indepen- dentes e operadoras de turis- mo) conduzida do final de ja- neiro ao início de fevereiro de 2021, em cinco continentes e 20 países. Dois terços dos entrevista- dos concordam que destinos e fornecedores que exigem passaportes de imunidade ou certificados de vacinação eletrônica para viagens inter- nacionais provavelmente au- mentariam as reservas em 2021, enquanto 44% dos en- trevistados concordamque as vacinações generalizadas tam- bémcontribuirãopara umau- mento. Um terço dos execu- tivos de viagens acredita que outros fatores, como certifi- cações de saúde no destino, reduçãodos requisitos dequa- rentena ouoferta de teste para Covid-19 gratuito terão mais impacto em seus negócios do que a vacinação generalizada. Em um sinal positivo de recuperação, 54% dos clientes estão optando por adiar suas viagens, contra 35% que estão cancelando. Dos clientes que estão adiando, 50% estão pro- curando ir para onde haviam feito a reserva originalmente. Quando os executivos de via- gens foram questionados so- bre emqual períodode tempo elesmais estão fazendo novas reservas, a resposta mais po- pular foi o terceiro trimestre de 2021, representando 24% das novas reservas. O restante das remarcações está bemdis- tribuído ao longo do segundo e quarto trimestres de 2021 e 2022. No entanto, aproxima- damente um terço dos entre- vistados disse que os clientes não estão se comprometendo com uma nova data de via- gem. VIAGENS INDIVIDUAIS Por outro lado, os entrevista- dos estão vendo um aumen- to na demanda por viagens individuais, com 41% relatan- do alto interesse nesta pesqui- Em um sinal positivo de recuperação, 54%dos clientes estão optando por adiar suas viagens, contra 35%que estão cancelando YOUSEFALFUHIGI/UNPLASH Por recuperação, Turismo aposta em vacinação e passaporte de imunização PESQUISA. Vacinação e Passaporte de Imunização são cruciais para gerar reservas, mostra estudo com executivos de viagens sa (um aumento de 8% des- de a pesquisa de outubro de 2020). Há também um gran- de aumentonas pesquisas por hotéis e resorts com tudo in- cluído. O interesse em resorts com tudo incluído saltou de 16%emoutubro de 2020 para 39% no primeiro trimestre de 2021, enquantoo interesse em hotéis aumentou de 14% para 38% nesse período. Esses pro- dutos são seguidos em popu- laridade por pequenos grupos (22%) e viagem aérea combi- nada comaluguel de automó- vel (21%). Consistente com os resul- tados de 2020, os clientes ain- da estão preocupados com a certificação de saúde x segu- rança do destino como o prin- cipal fator na decisão sobre para onde viajar. Preço e aces- so a sistemas de saúde de qua- lidade também são duas con- siderações crescentes. O fortalecimento do aten- dimento ao cliente e o ajuste dos modelos de negócios são as duas principais medidas implementadas pelos execu- tivos de viagens nos últimos três meses em resposta à Co- vid-19, com cerca de um terço das respostas. Visivelmente, a criação de um novo produto tornou-se significativamente menos importante desde ou- tubro de 2020. As últimas des- cobertas também mostram que um terço dos entrevista- dos disseramque exploraram novosdestinos comouma res- posta à Covid-19. Os profissionais de viagens estão se beneficiando das polí- ticas flexíveis dos fornecedores A maioria (60%) dos par- ceiros de distribuição acredi- ta que as políticas de cance- lamento e flexibilidade dos fornecedores estão tendo um impacto positivo em seus ne- gócios. Em outubro de 2020, apenas 45% dos parceiros de distribuição acreditavam nis- so. Essa abordagem flexível certamente está facilitando as reservas antecipadas para viagens internacionais, con- forme refletido em um au- mento relatado de 7% desde a pesquisa de outubro emno- vas viagens internacionais re- servadas comsetemeses aum ano de antecedência. (DL) AA A crise provocada pelo novo coronavírus fez comque o turismo perdesse 35,5mil es- tabelecimentos – com víncu- los empregatícios – em 2020, de acordo coma Confederação Nacional doComérciode Bens, Serviços e Turismo (CNC). O saldo negativo corresponde à maior perda anual desde 2016, quando o Brasil ainda sofria os efeitos da recessão, e represen- ta um recuo de 13,9% em rela- ção ao total de unidades em operação no País, em 2019. A pandemia de covid-19 afetou estabelecimentos de todos os portes, mas os que mais sofreram perdas foram os micro (-19,28 mil) e peque- nos (-11,45 mil) negócios. Jun- tos, eles responderampor 87% do total de pontos perdidos noúltimoano. Regionalmente, todas as unidades da Federa- ção apresentaram redução do número de unidades ofertan- tes de serviços turísticos, com maior incidência em São Pau- Covid fez setor perder mais de 35 mil estabelecimentos em 2020 A pandemia afetou estabelecimentos de todos os portes, mas os que mais sofreram perdas foram os micro e pequenos negócios DIVULGAÇÃO lo (-10,9mil), Minas Gerais (-4,1 mil), Rio de Janeiro (-3,7 mil) e Paraná (-2,6 mil). O presidente da CNC, José Roberto Tadros, reforça que o segmento de turismo foi o mais afetado pela queda do nível de atividade econômica ao longo do ano passado. “Esta grave crise econômico-sanitá- ria provocouuma retração sig- nificativa na demanda por ser- viços não essenciais em 2020. Infelizmente, não há, no mo- mento, expectativas de rever- são para o setor no curto pra- zo”, afirma Tadros, ressaltando a urgência de acelerar a vacina- ção dos brasileiros. TURISTASESTRANGEIROS Fabio Bentes, economista da CNC responsável pelo estudo, chama a atenção para o fato de que nem mesmo a desva- lorização de 29% do real no anopassado, que, emsituações normais, estimularia o turis- mo interno, evitou perdas ex- pressivas para o setor. “Inter- namente, a recessãopromoveu uma realocação de gastos em favor de bens e serviços essen- ciais. A demanda externa, por sua vez, esbarrou nos proto- colos caracterizados por seve- ras restrições ao fluxo turístico internacional”, destaca Bentes. O volume de gastos dos turis- tas estrangeiros no Brasil em 2020 (3 bilhões) representou a metade dos gastos totais em 2019 (R$ 6 bilhões) – o menor volume registradodesde 2003, segundo o Banco Central. Todos os segmentos turísti- cos registraram saldos negati- vos, comdestaque para os ser- viços de alimentação fora do domicílio, comobares e restau- rantes (-28,61 mil); os de hos- pedagememhotéis, pousadas e similares (-3,04 mil); e os de agências de viagem (-1,39 mil). Diretor da CNC responsável pelo Conselho Empresarial de Turismo e Hospitalidade (Ce- tur) da entidade, Alexandre Sampaio compara as perdas do segmento comas de outros setores da economia. “O turis- mo terminou 2020 com o ní- vel de faturamento 30%abaixo dopatamar verificado antes da pandemia, enquanto a indús- tria, por exemplo, fechouo ano passado comnível de atividade 3% acima”, diz Sampaio, refor- çando a necessidade de exten- são dasmedidas emergenciais por parte do governo. O contraste do turismo comas demais atividades eco- nômicas também aparece na análise do nível de ocupação formal. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e De- sempregados (Caged), 397 mil postos formais de trabalho fo- ram eliminados no setor em 2020, representando um en- colhimentode 12,8%. Namédia de todos os setores da econo- mia, porém, a variação relativa ao estoque de pessoas formal- mente ocupadas avançou0,4% no mesmo período. (DL)

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